domingo, 31 de março de 2013

MAIS ATIVIDADE DE INDIO

domingo, 24 de março de 2013

A cobra apaixonada - como trabalhei.


Para começar a música infantil que além de alegrar o ambiente traz a atenção das crianças para a atividade que será feita.
Leitura do Livro "A cobra apaixonada" vi algumas versões com o nome a "A cobra e a corda" é a mesma história de uma cobra que se apaixona pela corda que vê enrolada e de Lucia Bettencourt.
Conversa informal sobre a história e falei de seres vivos e não vivos.
Atividade de recorte:
 Pessoal, sei que vocês são muito criativas e farão ótimos trabalhos a partir da minha idéia e isso que me deixa feliz quando posto alguma coisa.
Como estou sem scaner não deu para colocar a atividade da maneira como gostaria mais tirei uma foto para todos terem uma idéia.
Obs: trabalhei as personagens e a escrita.

A COBRA APAIXONADA - Lúcia Bettencourt

A cobra vê a corda.
A cobra está enrolada.
A corda está enrolada.
A cobra se desenrola e rebola até a corda.
A cobra pede para a corda:
_ Acorda!
Mas a corda não acorda e continua enrolada.
A cobra se enrola na corda e diz que esta apaixonada.
A corda, toda enrolada, não sente pena da cobra.
Pois a cobra não entende que a corda não e cobra.

Obs: Pesquisei na internet e não encontrei o texto do livro por isso copiei aqui.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Trabalhar dengue com a educação infantil - atividades

Pessoal estou pela terceira vez com dengue e como na maioria das doenças a dengue também acontece por falta de higiene da população. Onde eu moro esta havendo epidemia acredito que em muitos lugares isso também esteja acontecendo. A nossa arma contra as doenças é a informação, por isso montei essas atividades e ideias para trabalhar com a educação infantil e tentar minimizar com a ajuda de vocês esse problema social. O mosquito da dengue adora água parada, principalmente em pneus velhos. Esses balanços são ótimos mas devem ser furados para não armazenar água. Na educação infantil a oralidade predomina e claro o empenho do professor. Orientar é um modo de proteger a todos contra essa doença que todos os anos causa vítimas fatais. Sei que as atividades não são tão bonitas mais o mosquito é muito feio rsrsr. Agradeço a colaboração de todos.

domingo, 10 de março de 2013

ramalhete de flores - dia das mães - imprimir

Amei essa atividade espero que vocês gostem:

TRABALHANDO COM PRÉ II - PÁSCOA

Este ano decidimos não fazer um monte de lembracinhas como nos anos anteriores, que além de trabalhosas as crianças não participavam na confecção.
Decidimos trabalhar a receita e confeccionar os bombons com as crianças colocando nos copinhos descartaveis com um enfeite feito por elas.
E na quinta-feira fazer a tira com as orelhas e pintar o rosto das crianças.
Como nosso foco é sempre a aprendizagem vamos trabalhar as atividades que já postei e fazer com que as crianças aprendam a receita do bombom também. Acredito que aquilo que nossas mãos tocam seja mais dificil esquecer. Espero que gostem.
Estarei colocando tudo aqui pra vocês. Escolheremos um dos moldes que vamos imprimir e a criança vai pinta, ai recortamos e colamos no copo:
Aqui vai a receita:
Ingredientes:
1 lata de leite em pó
1 lata de açucar (use a lata de leite em pó como medida)
3 colheres de sopa de chocolate
1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer:
Misture os ingredientes em pó até ficarem da mesma cor, depois vai acrescentando o creme de leite aos pouquinhos e mexendo com a mão.
Quando a massa parar de grudar na mão de pequenas porções as crianças para que enrolem seus bombons e coloquem em seus copinhos. Preste bastante atenção para que todos saiam com o mesmo tanto.
Vai acontecer de crianças enfiando na boca, não se preocupe faz parte da diversão e da aprendizagem.
Um último cuidado é com a higinização das crianças e do local.
BOA PÁSCOA!

quarta-feira, 6 de março de 2013

ABUSO SEXUAL INFANTIL

Como Evitar o Abuso Sexual Infantil Medidas para prevenir o abuso sexual e proteger a criança devem ser aplicadas precocemente, em razão do abuso sexual poder ocorrer desde os primeiros anos de vida. O que os pais devem fazer para prevenir o abuso sexual e proteger seus filhos: 
•Estar bem informados sobre a realidade do abuso sexual contra crianças.
•Ouvir seus filhos e acreditar neles por mais absurdo que pareça o que estão contando.
•Dispor de tempo para seu filho e dar-lhe atenção.
•Saber com quem seu filho está ficando nos momentos de lazer. Conhecer seus colegas e os pais deles. •Procurar informar-se sobre o que sabem e como lidam com a questão da violência e do abuso sexual os responsáveis pela creche, pela escola, pelos programas de férias. Faça o mesmo com seu pediatra, o conselheiro religioso, a empregada e a babá.
•Antes de tudo, falar com seu filho ou sua filha e lembrar-se que o abuso sexual pode ocorrer ainda nos primeiros anos da infância. Falando com seu filho e sua filha:
•Entre 18 meses e 3 anos, ensine a ele ou ela o nome das partes do corpo.
•Entre 3 e 5 anos, converse com eles sobre as partes privadas do corpo (aquelas cobertas pela roupa de banho) e também como dizer não. Fale sobre a diferença entre "o bom toque e o mal toque".
•Após os 5 anos a criança deve ser bem orientada sobre sua segurança pessoal e alertada sobre as principais situações de risco.
•Após os 8 anos deve ser iniciada a discussão sobre os conceitos e as regras de conduta sexual que são aceitas pela família e fatos básicos da reprodução humana. Adaptado de textos da American Academy of Pediatrics divulgados no site: www.aap.org/family/csabuse.htm
Para quem se interessar e quiser baixar o livro clica no link é gratuito: Abuso Sexual, Mitos e Realidade http://www.4shared.com/file/51871960/2922b4/MANUALSOBREABUSOSEXUAL-ABRAPIA.html?dirPwdVerified=86eae952

segunda-feira, 4 de março de 2013

atividades com nome próprio e alfabeto

      Gostei muito dessas atividades. Pretendo trabalhar com algumas em sala de aula e outras de tarefa. O nome da criança é sempre um ótimo lugar para se começar a alfabetização, por ser importante para a criança e a partir dai começamos a trabalhar o nome do amigo de sala, a utilização do alfabeto nessas atividades enriquece e favorece a aprendizagem de forma natural.

LETRA ESCONDIDA, ALFABETO E DIA DA MULHER - ATIVIDADES PARA IMPRIMIR