sexta-feira, 15 de junho de 2012

Apoio total

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PROJETO: Lixo no lixo da escola Josepha de Jesus carreira - Andradina

Foto da abertura do projeto:
Justificativa: 
    O projeto foi elaborado através de observações feitas sobre o comportamento inadequado da maioria dos alunos no horario de intervalo e em sala de aula, onde o lixo por eles descartado era jogado diretamente no chão sem preocupação em cuidar da limpeza da escola.
    Portanto com a realização do projeto acredita-se que as crianças tomarão consciência em cuidar do patrimônio escolar que pertence a todos. Para tanto é necessário que se mobilizem estratégias significativas para que os próprios alunos se sentam responsáveis pela conservação do prédio escolar.

Objetivos:
  •  Desenvolver a consciência sobre os beneficios de se viver em lugares limpos e agradáveis;
  •  Estimular o desempenho e interesse pelo cuidado do bem comum: patrimônio escola;
  •  Compreender a importância do trabalho coletivo como forma de exercer a cidadania;
Conteúdos:
  •  Organização do espaço escolar;
  •  A importância de se viver em ambientes limpos e saudáveis;
  •  Coleta seletiva do lixo;
Tempo:
    Durante todo ano letivo;

Classes envolvidas: EMEI Josepha e primeiros aos quintos anos;

Desenvolvimento:
    De inicio o projeto será apresentado a todos de forma coletiva em projeção em Power point no pátio escolar.
   O projeto acontecerá dentro e fora da sala de aula, com o objetivo de que todos os alnos se envolvam e participem com interesse respeitando o próximo como agente importante na realização 
das ações quer beneficiarão o bem comum.
    Dentro da sala de na organização e limpeza do chão e carteiras, fora da sala participando de rodízios nos recreios como inspetores mirins, conde uma vez por semana uma sala ficará responsável em observar as ações realizadas por colegas conscientizando a todos a jogarem o lixo no lixo (E posteriormente diminuirá a escala de dias de acordo com a conscientização dos alunos).
    Para isso usarão uma viseira de identificação onde todos o reconhecerão como inspetor mirim. Mas sem perder seu horário de recreio, pois somente observarão e conversarão com os colegas que estiverem com atitudes erradas, para que se possa ter um ambiente limpo e agradável.
    As ações acontecerão no pátio, refeitório, quadra e banheiros, onde todos convivem e precisam conservar.

Recursos necessários:
Material:
  • Viseira de EVA;
  • Data show/ notebook;
  • CD, DVD, pendriver;
  • Lixeiras de coleta seletiva;
  • Câmera fotográfica e filmadora;
Humanos:
  • Gestores, professores, funcionários e alunos da escola;
Avaliação:
    Serão avaliadas as ações realizadas pelo coletivo escolar e a mudança de postura por parte de toda comunidade escolar na conservação do patrimônio.

Andradina, 14 de Maio de 2012.


Obs: Pessoal tudo que for para a melhoria do comportamento do aluno e transforma-lo cidadão é muito válido e será um prazer saber que copiaram o projeto e estão pondo em pratica por ai. Vale mudanças tipo ao invés de viseiras, camisetas, ou fitas, bonés ai vale criar a dica fica.